top of page

A importância de saber lidar com as emoções


É possível que em algum momento da vida você tenha dito ou ouvido, “preferia não sentir isso”. Essa frase geralmente está ligada a fortes emoções e, geralmente, proferida em situações de sofrimento ou angustia, aí fica a dúvida, seria isso possível?


A psicologia há muito tenta definir as emoções, tanto o seu significado, quanto sua função, sendo comumente considerado uma daquelas características que torna os humanos, humanos. Não que outros animais não tenham emoções, mas até onde sabemos e podemos afirmar, somente seres humanos tem formas de expressar as emoções de forma física, verbal e até simbólica através da arte. Esse texto não é uma tentativa de explicar ou definir o que são as emoções, mas sim de discutir brevemente a importância delas para nossa saúde mental e física.


Como dito anteriormente em outro texto, na psicologia cognitiva, mais especificamente na TCC, é comum falarmos da tríade cognitiva, Pensamento, Comportamento e Emoção, e por mais difícil que possa parecer, as emoções muitas vezes são o foco do trabalho. Isso se dá por conta da dificuldade que as pessoas têm em reconhecer suas próprias emoções.


Para se ter uma ideia, um dos materiais mais utilizados na psicoterapia infantil é o baralho das emoções, que ajuda crianças a reconhecerem o que estão sentindo, mas engana-se quem acha que são apenas as crianças que têm essa dificuldade. Adultos de todas as idades sofrem desse mal, o que pode ser agravado quando passamos por quadros, como depressão, luto ou crises de ansiedade.


Acima de todos os estudos que permitem examinar o cérebro, o fato é que as emoções são básicas e indispensáveis, pois possibilitam avaliarmos os estímulos do ambiente de maneira extremamente rápida, nos prepara e motiva para realizar diversas ações, além de nos permitir expressar nossas próprias intenções, ajudando no controle das relações sociais. As emoções favorecem a convivência, a interação e a ação e dizem muito do que somos e pensamos.


Conhecer o que você sente e como seu organismo reage é fundamental para aprender a conviver melhor consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.


Respondendo à pergunta feita no início do texto a resposta é não, não se pode viver de forma saudável sem ter emoções, mas a terapia pode ter um papel nesse processo de desenvolvimento emocional.


Sendo assim, em vez de não sentir emoções, um melhor caminho seria aprender como sentir e como lidar com o que sentimos, assim como entender essas emoções e como elas nos influenciam.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page