Os sintomas físicos da ansiedade

Na literatura médica, sintoma é qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não consistir em um início de doença. Em psicopatologia, sintoma é todo relato do paciente acerca de sensações ou sofrimento de cunho subjetivo apresentado durante a entrevista médica.

Por ser subjetivo, relaciona-se com tudo que não pode ser mensurado ou objetivamente observado, mas, naturalmente, não pode ser desprezado, pois trata-se de uma queixa válida do paciente.

Os sintomas geralmente indicam que algo está errado com nosso corpo, e usamos eles como indicativo que devemos procurar ajuda médica, mas muitas vezes, os sintomas não definem uma doença, por exemplo: dengue pode ser confundida com um resfriado comum, sendo necessário um profissional da área de saúde pra realizar o diagnóstico.

No consultório psicológico é muito comum receber pacientes que vieram por meio de encaminhamento de outros profissionais de saúde, que apresentavam sintomas físicos como:

• Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração;

• Respiração ofegante ou falta de ar;

• Aumento do suor

• Tremores nas mãos ou outras partes do corpo

• Sensação de fraqueza ou cansaço

• Boca seca

• Mãos e pés frios ou suados

• Náusea

• Tensão muscular

• Dor de barriga ou diarreia.

Esses sintomas em muitos casos são causados por transtornos de ansiedade. E por falta de conhecimento as pessoas sofrem sem saber a causa. Sendo assim é sempre bom relembrar que transtornos psicológicos podem e muitas vezes geram sintomas físicos. Por um motivo relativamente simples, nosso estado mental está diretamente ligado ao nosso estado físico. Vale ressaltar que, é uma via de mão dupla, então cuidar da nossa saúde mental é tão importante quanto cuidar da nossa saúde física.

"transtornos psicológicos podem e muitas vezes geram sintomas físicos."

Concluindo nossa saúde funciona como um todo, foi-se o tempo em que saúde era apenas a ausência de doença, hoje de acordo com a própria OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde vem de um estado de bem-estar físico, social e mental. Então cuidar da saúde mental é cuidar da saúde de um modo geral.

Posts Em Destaque