ATENDIMENTO DE IDOSOS

No tratamento de idosos o psicólogo atua usualmente em duas questões: quando o mesmo apresenta alguma forma de demência, seja Alzheimer ou Esclerose, bem como no tratamento de doenças psicológicas como a depressão.

Casos de depressão são muito comuns em idosos pelo fato dos mesmos acabarem passando muito tempo sozinhos. Muitas vezes o idoso ao se aposentar para de sair de casa e passa a se enxergar como improdutivo, sentindo-se um peso para sua família.

Estatísticas mostram que a população está vivendo mais, entretanto acaba convivendo mais tempo com doenças. Com isso, a entrada na terceira idade acaba sendo acompanhada de angústias e limitações que fazem o processo de envelhecimento ser associado ao processo da “espera da morte”, o que não é verdade! Várias pesquisas mostram que os idosos podem ser produtivos não apenas no mercado do trabalho, mas na sua própria vida e dos seus familiares.

A psicologia pode ajudar o idoso a lidar com os seus sentimentos, melhorando suas relações interpessoais, bem como reduzir o sofrimento causado por doenças psicológicas ou psicossomáticas e processos demenciais que esteja acometido. Mas tão importante quanto, pode ajudar a família a entender estes processos e ensinando-a a lidar com situações decorrentes dos mesmos.

tricô
Aula de Exercício Físico Idoso
Mulher, em, cadeira rodas, em, estufa
Caso você tenha um idoso em casa, procure enxergar as potencialidades dele, não só suas limitações.
  • Ele sabe fazer tricô, pintura, artesanato?
  • Ele gosta de sair, fazer coisas novas?
  • Ele gosta de ouvir música?
  • Ele tem mobilidade para participar de um grupo de dança para idosos ou fazer exercícios físicos?
  • Ele gosta de palavras-cruzadas?
Incentive-o a realizar alguma atividade dentro de suas potencialidades, a encontrar novos interesses e ele terá mais qualidade de vida!
Entretanto, caso o idoso apresente sintomas de alguma doença psicológica, procure um especialista! O psicólogo é uma figura importante no diagnóstico de tais problemas mas, principalmente, na psicoeducação da família, ensinando como lidar com o paciente e seus sintomas, potencializando a melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos.
Entre em contato por telefone ou whatsapp, tire suas dúvidas e agende uma consulta presencial ou domiciliar! 
  • WhatsApp
Clique aqui