ATENDIMENTO DE IDOSOS
No tratamento de idosos o psicólogo atua usualmente em duas questões: quando o mesmo apresenta alguma forma de demência, seja Alzheimer ou Esclerose, bem como no tratamento de doenças psicológicas como a depressão.
Casos de depressão são muito comuns em idosos pelo fato dos mesmos acabarem passando muito tempo sozinhos. Muitas vezes o idoso ao se aposentar para de sair de casa e passa a se enxergar como improdutivo, sentindo-se um peso para sua família.
Estatísticas mostram que a população está vivendo mais, entretanto acaba convivendo mais tempo com doenças. Com isso, a entrada na terceira idade acaba sendo acompanhada de angústias e limitações que fazem o processo de envelhecimento ser associado ao processo da “espera da morte”, o que não é verdade! Várias pesquisas mostram que os idosos podem ser produtivos não apenas no mercado do trabalho, mas na sua própria vida e dos seus familiares.
A psicologia pode ajudar o idoso a lidar com os seus sentimentos, melhorando suas relações interpessoais, bem como reduzir o sofrimento causado por doenças psicológicas ou psicossomáticas e processos demenciais que esteja acometido. Mas tão importante quanto, pode ajudar a família a entender estes processos e ensinando-a a lidar com situações decorrentes dos mesmos.
Caso você tenha um idoso em casa, procure enxergar as potencialidades dele, não só suas limitações.
-
Ele sabe fazer tricô, pintura, artesanato?
-
Ele gosta de sair, fazer coisas novas?
-
Ele gosta de ouvir música?
-
Ele tem mobilidade para participar de um grupo de dança para idosos ou fazer exercícios físicos?
-
Ele gosta de palavras-cruzadas?