3 Questões para lidar com ataques de pânico

Ao perceber que está sentindo os sintomas de um ataque de pânico (ver post anterior), deve-se procurar ajuda especializada de um profissional de saúde mental, pois se faz necessário um diagnóstico do quadro. Apenas um profissional poderá indicar o correto tratamento e as ferramentas mais adequadas para cada indivíduo em uma situação de crise.


Entretanto deixo aqui 3 importantes questões que precisam ser respondidas para se saber lidar com uma situação de pânico:


1- O que está acontecendo?


Através da Psicoeducação, entender o que está acontecendo. Durante um ataque de pânico nossa ansiedade tem um aumento súbito, associado a um surto abrupto de intenso medo ou desconforto. É necessário primeiramente descartar algum problema de natureza fisiológica e em seguida se possível, tentar identificar o motivo que desencadeou aquela situação, caso não consiga tudo bem. Um ataque de pânico pode gerar vários sintomas fisiológicos e cognitivos, por isso é necessário observar como eles estão se manifestando e tentar controlá-los, por exemplo tentando reduzir os níveis de respiração, como sugere a estratégia ACALME-SE.




2 – Onde procurar ajuda?


Caso já não seja acompanhado por um profissional da saúde mental, nem tenha o contato de algum, é importante saber onde procurar ajuda, quais unidades de saúde mais próximas do local onde se encontra (unidades de pronto atendimento, centros de referência para saúde mental, etc.), o importante é procurar ajuda especializada de um médico, psiquiatra ou psicólogo.







3 – Que estratégia adotar?


Nos casos em que já existe um acompanhamento psicológico, descartados outras situações de saúde similares, é importante saber que um ataque de pânico pode retornar e que, neste caso, é preciso manter a calma. Um ataque de pânico é uma situação ruim, porém passageira, é importante conversar com o profissional de saúde que lhe acompanha para saber como recorrer a ele em uma situação de crise, assim como definir as estratégias de como reagir e quais ferramentas utilizar num possível retorno da crise.







Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square